terça-feira, 29 de outubro de 2013

A INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA E PROPOSTA EDUCATIVA PARA O DEFICIENTE VISUAL.




  Em toda a história da humanidade o tratamento das pessoas com deficiência visual desenvolveu-se conforme crenças, valores culturais, concepções de homem e transformações sociais ocorridas em determinadas épocas.



A Deficiência visual e a Informática



       Assim, o mundo da tecnologia também se configura como uma forma de inclusão social. A aprendizagem da informática e o acesso às novas linguagens de comunicação e informação não só possibilitam oportunidades econômicas, de geração de renda, como também representam um importante capital social. A informática também representa uma atração irresistível para os jovens que vivem em comunidades pobres. Aliada ao aprendizado de noções de direitos humanos e ecologia, então, criam-se maiores oportunidades para as crianças e adolescentes, beneficiando, simultaneamente, as suas famílias e comunidades.


                                                               Baggio (2000, p.16-21)


          Nas últimas três décadas, a Informática foi uma das áreas que mais sofreu avanços e desenvolvimento.
         Nesse cenário de grandes mudanças e inovações, surgem recursos tecnológicos de fundamental importância ao acesso do computador para pessoas com deficiência visual, através dos softwares de voz e ampliadores de telas.

        Houve uma expansão significativa nas oportunidades de trabalho para as pessoas com deficiência visual. Para elas, a informática aumentou consideravelmente os postos de trabalho, nas diversas áreas de atuação, desde operadores, programadores e analistas de sistemas, de modo que, grandes empresas públicas e privadas, apresentam em seus quadros de funcionários, profissionais com deficiência visual.





           Para o deficiente visual a informática assume maior importância porque permite que ele amplie os seus horizontes independendo da ajuda constante de outras pessoas. Para isso têm-se algumas ferramentas de informática que possibilitam o dinamismo entre o deficiente visual e o computador. Abaixo segue a descrição de algumas dessas ferramentas:



           
     O sistema operacional DOSVOX permite que pessoas cegas utilizem um microcomputador comum (PC) para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo assim um nível alto de independência no estudo e no trabalho.







MECDAISY


   Este programa permite converter qualquer texto em formato Daisy e, após a conversão, é possível manusear o texto sonoro de maneira semelhante ao texto escrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário