PLANO DE AULA



Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
Faculdade de Formação de Professores – FFP
Departamento de Educação – DEDU
Pedagogia – Noite

PLANO DE AULA

Conhecendo as famílias através da Tecnologia


Objetivo Geral:

- Analisar a importância da tecnologia, para o melhor desempenho do aluno com deficiência visual.

Objetivo específico:

- Utilizar o computador como ferramenta auxiliadora da atividade proposta.

- Desenvolver um elo entre a escola e a família, tendo como metodologia a tecnologia.

- Elaborar um livreto abordando os membros da família, partindo de investigações feitas com a ajuda dos familiares.

- Reconhecer, através da exposição dos livretos, os diferentes tipos de família.

Público alvo:

Crianças do 5º ano do ensino fundamental (10/11 anos).

Duração da atividade:

A atividade terá a duração de dois dias.

Materiais utilizados:
                                                  
- Dados fornecidos, pelos familiares, sobre cada membro da família.

- Computador com programa adaptado, para a digitação do livreto.

- Impressora Braille, para a impressão dos livretos e posterior montagem dos mesmos.


Passo a Passo:

1º dia

- A professora apresentará a proposta da confecção do livreto à turma.

- Deverá ser discutido em sala, como fazer a entrevista em suas residências.

- A professora também deverá  deixar bem claro, a importância de cada um conhecer a família do colega de classe.
 
- Será apresentado  para os alunos, as perguntas que serão utilizadas para a pesquisa das informações familiares.

1)      Quantas pessoas moram em sua casa?
2)      Qual o nome dos responsáveis?
3)      Tem irmãos? Quantos?


2º dia


- Com as informações trazidas de casa, os alunos começarão a confecção do livreto.

- Cada aluno digitará suas informações, no computador, através do programa Braille Fácil.

- Os livretos digitados serão impressos na impressora Braille.

- Após a confecção dos livretos, os mesmos serão expostos em uma grande mesa.

- Com a ajuda da professora, para que não pegue o seu próprio livreto, cada criança terá acesso à um.

Avaliação

- Cada aluno deverá ler o livreto recebido e falar um pouco sobre a família que conheceu.

Fotos Ilustrativas


Páginas impressas na Impressora Braille.



  




Impressora Braille para a impressão de textos e livros.









Referências Bibliográficas.




 POR: KÁTIA REGINA.








UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO JANEIRO
FFP - SG – FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DEDU – DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

Plano de Aula

Alfabetizando em Braile
Disciplina EnvolvidaLíngua Portuguesa (Alfabetização)

Duração da atividade: 06 horas/aula

Conteúdo: conceito de vogal; conceito das consoantes B, C, D, F e J; conceito de sílabas simples a partir das consoantes apresentadas; formação de palavras com sílabas simples.

 Objetivos Gerais:

- Incluir o aluno vidente no contexto do aluno que possui deficiência visual.
- Reconhecer vogais e consoantes para formar sílabas simples.

Objetivos específicos:
- Reconhecer, o aluno com deficiência visual, as vogais em Braille.
- Reconhecer as consoantes B, C, D, F e J (formação de palavras simples)


Metodologia
1ª Aula:
- Apresentar aos alunos deficientes visuais e videntes as vogais (A, E, I, O, U) nas formas em Braille e à tinta, respectivamente.
- Explicar o som que cada vogal produz, união somente de vogais, não formando palavras do nosso contexto.
2ª Aula:
- Apresentar as consoantes B, C, D, F e J, nas formas à tinta e em - Braille.
- Explicar o som que cada consoante produz.
3ª Aula:
- União de consoantes + Vogais, formando sílabas simples.
4ª Aula:
- Formar palavras simples com as letras estudadas.
5ª Aula:
- Apresentar aos alunos conceitos para formação de frases simples a partir das palavras “construídas” por eles.
6ª Aula:
- Aprimoramento de tudo o que foi estudado nas aulas anteriores.


Recursos

- Celas Braille confeccionadas em E.V.A.;
- Tampinhas de garrafa revestidas com E.V.A.;
- Alfabetário (para alunos videntes);
- Giz e Lousa.
Avaliação

- Diária, através da observação da compreensão que os alunos tiveram para o reconhecimento e escrita das letras a tinta e em Braile.
- Avaliação final pode acontecer através da capacidade do aluno escrever ou representar as sílabas, as palavras trabalhadas em sala de aula e posteriormente, as frases.


FOTOS ILUSTRATIVAS







Sites consultados:


Nenhum comentário:

Postar um comentário