Universidade do Estado do Rio de Janeiro –
UERJ
Faculdade de Formação de Professores – FFP
Departamento de Educação – DEDU
Pedagogia – Noite
PLANO DE AULA
Conhecendo
as famílias através da Tecnologia
Objetivo Geral:
- Analisar a importância da tecnologia, para o melhor desempenho do aluno
com deficiência visual.
Objetivo específico:
- Utilizar o computador como ferramenta auxiliadora da atividade proposta.
- Desenvolver um elo entre a
escola e a família, tendo como metodologia a tecnologia.
- Elaborar um livreto abordando os membros da família, partindo de
investigações feitas com a ajuda dos familiares.
- Reconhecer, através da exposição dos livretos, os diferentes tipos de
família.
Público alvo:
- Crianças do 5º ano do ensino
fundamental (10/11 anos).
Duração da atividade:
A atividade terá a duração de dois dias.
Materiais utilizados:
- Dados fornecidos, pelos
familiares, sobre cada membro da família.
- Computador com programa
adaptado, para a digitação do livreto.
- Impressora Braille, para a impressão
dos livretos e posterior montagem dos mesmos.
Passo a Passo:
1º dia
- A professora apresentará a proposta da confecção do livreto à turma.
- Deverá ser discutido em sala,
como fazer a entrevista em suas residências.
- A professora também deverá deixar bem claro, a importância de cada um
conhecer a família do colega de classe.
- Será apresentado para os alunos,
as perguntas que serão utilizadas para a pesquisa das informações familiares.
1)
Quantas pessoas moram em sua casa?
2)
Qual o nome dos responsáveis?
3)
Tem irmãos? Quantos?
2º dia
- Com as informações trazidas de casa, os alunos começarão a confecção do
livreto.
- Cada aluno digitará suas
informações, no computador, através do programa Braille Fácil.
- Os livretos digitados serão
impressos na impressora Braille.
- Após a confecção dos livretos, os
mesmos serão expostos em uma grande mesa.
- Com a ajuda da professora, para
que não pegue o seu próprio livreto, cada criança terá acesso à um.
Avaliação
- Cada aluno deverá ler o livreto recebido e falar um pouco sobre a família
que conheceu.
Fotos Ilustrativas
Páginas
impressas na Impressora Braille.
Impressora
Braille para a impressão de textos e livros.
Referências
Bibliográficas.
POR: KÁTIA REGINA.
UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO JANEIRO
FFP
- SG – FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DEDU
– DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
Plano
de Aula
Alfabetizando
em Braile
Disciplina Envolvida: Língua Portuguesa (Alfabetização)
Duração da atividade:
06 horas/aula
Conteúdo: conceito de vogal; conceito das consoantes B, C, D, F e J; conceito de
sílabas simples a partir das consoantes apresentadas; formação de palavras
com sílabas simples.
Objetivos Gerais:
- Incluir o aluno vidente
no contexto do aluno que possui deficiência visual.
- Reconhecer vogais e
consoantes para formar sílabas simples.
Objetivos específicos:
- Reconhecer, o aluno com
deficiência visual, as vogais em Braille.
- Reconhecer as
consoantes B, C, D, F e J (formação de palavras simples)
Metodologia
1ª Aula:
- Apresentar aos alunos
deficientes visuais e videntes as vogais (A, E, I, O, U) nas formas
em Braille e à tinta, respectivamente.
- Explicar o som que cada
vogal produz, união somente de vogais, não formando palavras do nosso contexto.
2ª Aula:
- Apresentar as
consoantes B, C, D, F e J, nas formas à tinta e em - Braille.
- Explicar o som que cada
consoante produz.
3ª Aula:
- União de consoantes + Vogais, formando sílabas simples.
4ª Aula:
- Formar palavras simples com as letras estudadas.
5ª Aula:
- Apresentar aos alunos conceitos para formação de frases simples a
partir das palavras “construídas” por eles.
6ª Aula:
- Aprimoramento de tudo o que foi estudado nas aulas anteriores.
Recursos
- Celas Braille
confeccionadas em E.V.A.;
- Tampinhas de garrafa
revestidas com E.V.A.;
- Alfabetário (para
alunos videntes);
- Giz e Lousa.
Avaliação
- Diária, através da
observação da compreensão que os alunos tiveram para o reconhecimento e escrita
das letras a tinta e em Braile.
- Avaliação final pode
acontecer através da capacidade do aluno escrever ou representar as sílabas, as
palavras trabalhadas em sala de aula e posteriormente, as frases.
Sites consultados:
http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download_aulas_pdf/fichas_ok/ensino_fundamental/visao_alem_do_alcance_1.pdf
LINK:
Aparelhos que facilitam as aulas para deficientes visuais.
LINK:
Aparelhos que facilitam as aulas para deficientes visuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário